SEO para E-commerce: Como competir com concorrentes maiores?
Competir em SEO para E-commerce com concorrentes maiores é bastante desafiador no varejo tradicional, mas no e-commerce a tarefa pode ser hercúlua. Como uma loja pequena ou média pode fazer frente a um gigante como Carrefour?
A verdade dura e cruel é que, de forma geral, você nunca deve competir frente a frente com o Carrefour ou Americanas. Nem deve competir diretamente com nenhuma outra loja.
Você deve batalhar para conquistar o seu cliente e SEO é apenas uma arma nessa guerra.
Sun Tzu e SEO para E-commerce
O fundador da estratégia Sun Tzu disse:
O EXÉRCITO VENCEDOR PERCEBE AS CONDIÇÕES PARA A VITÓRIA PRIMEIRO E ENTÃO LUTA. O EXÉRCITO PERDEDOR LUTA PRIMEIRO E SÓ DEPOIS BUSCA A VITÓRIA (fonte)
Colocando isso em nosso contexto de SEO para E-commerce, você só deve entrar em uma batalha que sabe que vai ganhar. Para tanto, vale lembrar os motivos que levam seu cliente a comprar determinado produto ou serviço.
Esta é uma lista resumida do que leva uma pessoa a comprar de uma loja em detrimento de outra:
- você tem o produto em estoque
- seu preço é mais baixo
- seu serviço é melhor ou mais rápido
- você é mais confiável do que o concorrente
- comprar de você é uma experiência melhor
É evidente que nenhuma loja consegue ser a melhor em todos os critérios acima. Mas se você consegue ganhar em algum deles do mercado, precisa dizer isso.
E o SEO para E-commerce, onde anda?
Então, SEO é uma forma de dar alcance ao seu produto. Mas não adianta você estar na primeira posição para uma busca se você não vence o mercado em nenhum critério de valor percebido para o cliente.
Então se inicia o trabalho de SEO para E-commerce sempre definindo bem a proposta de valor do produto, serviço ou loja.
A batalha pela atenção do cliente
Uma vez que você definiu bem sua proposta de valor, deve aplicar no seu produto, no seu snippet e meta tags.
Veja a busca abaixo para a frase “comprar tenis nike para corrida“:
- A loja da Nike reforça o fato que é uma loja oficial e tem muita variedade em Nike
- O Zoom ajuda a escolher o melhor tênis Nike
- E a Kanui fala que tem Nike, tem tênis para corrida e mais um monte de material esportivo.
Qual é o melhor para SEO?
Depende do cliente.
Como foi falado antes, alguns clientes vão valorizar o fato de conhecerem a loja pessoalmente. Outros que tem uma variedade grande de outros itens que podem acrescentar à compra. Mais alguns clientes vão querer saber de parcelamento ou melhor preço à vista.
Você não pode otimizar para tudo. deve escolher otimizar apenas para aquilo que é muito bom.
Ou seja, irá decidir participar apenas das batalhas que tem chance de vencer.
Recursos para se diferenciar no SEO de E-commerce
- snippets bem configurados
- comentários assertivos de clientes
- proposta de valor bem definida
- preço alinhado com a a proposta de valor
- SEO técnico e onpage bem feito
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