Migração de E-commerce: faça redirecionamento de suas URLS
A operação de redirecionamento de URLs é um dos momentos mais complicados na operação de migração de e-commerce. E migrar um negócio, do qual várias famílias dependem seu sustento, é normalmente complicado.
Incomoda bastante que ainda vemos lojistas falhando exatamente no mesmo ponto. Eles não fazem redirecionamento de suas URLs orgânicas e perdem um naco grande de suas visitas por puro descuido.
Ou então fazem, mas a agência integradora não aplica.
Ou agência aplica, mas a plataforma ignora.
De toda a forma, no final o que acontece é uma grande perda nas posições orgânicas que podem transformar um sonho em pesadelo.
Histórias de horror no SEO
Compartilho algumas histórias de migrações que falharam exatamente no SEO:
- Loja de joias: mudou de uma plataforma própria para uma Saas de alto padrão. O layout ficou lindo, mas a agência integradora falhou em redirecionar os URLs. 1 ano depois a loja ainda tinha apenas 10% do tráfego orgânico pré-migração.
- Loja de presentes: estava nas 3 primeiras posições em buscas genéricas de presentes. Não fui cuidado na migração e a loja nunca mais conseguiu se posicionar como antes.
- Loja de remédios: migrou para uma solução bem mais robusta, mas a plataforma falhou em subir o arquivo de redirecionamento. Foram ver isso semanas depois, quando já era tarde. Perdeu 70% de suas vendas.
Como fazer a migração corretamente
A parte boa é que fazer esse redirecionamento é razoavelmente fácil, apenas trabalhoso. As ações especificas mudam caso a caso, mas a linha geral é esta que está abaixo:
- gere uma tabela com todas as URLs atuais do seu site
- relacione todas as URLs atuais com a do site novo em uma tabela com 2 colunas, DE e PARA
- solicite para seu desenvolvedor ou integrador fazer redirecionamento em massa através do arquivo .htaccess ou similar
Cuidado na migração de e-commerce
Um dos pontos que a maior parte das histórias de terror tem em comum, é que os e-commerces deixaram na mão de um terceiro uma responsabilidade que era sua. Não adianta chorar pelo leite derramado, é preciso prevenir.
Nos 3 casos acima, uma revisão externa, de uma pessoa que entenda bem dos problemas teria evitado os problemas
3 comentários
[…] Migração de E-commerce: faça redirecionamento de suas URLs […]
[…] Migração de E-commerce: faça redirecionamento de suas URLs […]
[…] Migração de E-commerce: faça redirecionamento de suas URLS […]