O básico essencial do SEO para E-commerce
Escrevo esse artigo para listar o que considero o básico essencial do SEO para E-commerce. São ações absolutamente necessárias para você ter algum desempenho na busca orgânica.
Se você pesquisar bem, encontrará opiniões diversas, com mais ou menos itens. A questão é que você não estará errado se fizer isso e, profissionalmente, considero que seu e-commerce estará abaixo da média se não fizer pelo menos isso.
O básico do SEO técnico para e-commerce
- O layout da sua loja precisa ser pelo menos responsivo (melhor se tiver versão mobile)
- URL amigável (se você não tiver isso, mude de plataforma!)
- Carregamento da página de produto nunca acima de 5 segundos conforme o Pingdom
- Imagens nunca acima de 200kb
- Peso total máximo de uma página nunca superior a 3 mb
- Tags H1 bem posicionadas, repetindo o meta title da página
- Certificado SSL
- Cuidado para não ter erros 404 na loja
- Google Search Console ativado
- Google Analytics ativado
- Links internos via breadcrumbs
PS: A maior parte dessas questões são atendidas mesmo por plataformas de entrada como Xtech e Traycommerce, às vezes requerendo uma configuração ou ajustes no layout
O básico do SEO on page para e-commerce
- Título descritivo do seus produtos
- Pelo menos 1 frase de descrição do seu produto, nem que seja repetir o nome.
- Uso de meta title e description único por produto, categoria e home (ou seja, não repita meta tags!)
O básico do SEO off page para e-commerce
- Acompanhar as principais palavras-chave de seu negócio
- Monitorar os concorrentes
- Colocar links para sua loja (sem redirecionador!) nas redes sociais do E-commerce
Por que o básico de SEO para E-commerce?
Acredite, nem todo mundo já fez o tema de casa e sabe o mínimo necessário para sua loja estar no Google. Este checklist acima permite que uma pessoa possa buscar as respostas sozinha ou com ajuda de seu desenvolvedor.
A jornada de E-commerce não é simples como pintam alguns gurus e mídias especializadas. Há muito suor, sangue e tristeza para atingir o ponto de equilíbrio.
Participe do grupo de WhatsApp de SEO para E-commerce. Clique para ser redirecionado para o convite.
Mais sobre SEO para E-commerce
- SEO para E-commerce: O papel da marca nas buscas
- SEO para E-commerce: Como competir com concorrentes maiores?
- SEO: Como melhorar a autoridade do seu e-commerce