fbpx
R. Padre Chagas, 270 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 998.371.440
consultoria@2bconsultoria.com.br

Migração de E-commerce: faça redirecionamento de suas URLS

Migração de E-commerce: faça redirecionamento de suas URLS

A operação de redirecionamento de URLs é um dos momentos mais complicados na operação de migração de e-commerce. E migrar um negócio, do qual várias famílias dependem seu sustento, é normalmente complicado.

Incomoda bastante que ainda vemos lojistas falhando exatamente no mesmo ponto. Eles não fazem redirecionamento de suas URLs orgânicas e perdem um naco grande de suas visitas por puro descuido.

Ou então fazem, mas a agência integradora não aplica.

Ou agência aplica, mas a plataforma ignora.

De toda a forma, no final o que acontece é uma grande perda nas posições orgânicas que podem transformar um sonho em pesadelo.

Histórias de horror no SEO

Compartilho algumas histórias de migrações que falharam exatamente no SEO:

  • Loja de joias: mudou de uma plataforma própria para uma Saas de alto padrão. O layout ficou lindo, mas a agência integradora falhou em redirecionar os URLs. 1 ano depois a loja ainda tinha apenas 10% do tráfego orgânico pré-migração.
  • Loja de presentes: estava nas 3 primeiras posições em buscas genéricas de presentes. Não fui cuidado na migração e a loja nunca mais conseguiu se posicionar como antes.
  • Loja de remédios: migrou para uma solução bem mais robusta, mas a plataforma falhou em subir o arquivo de redirecionamento. Foram ver isso semanas depois, quando já era tarde. Perdeu 70% de suas vendas.

Como fazer a migração corretamente

A parte boa é que fazer esse redirecionamento é razoavelmente fácil, apenas trabalhoso. As ações especificas mudam caso a caso, mas a linha geral é esta que está abaixo:

  1. gere uma tabela com todas as URLs atuais do seu site
  2. relacione todas as URLs atuais com a do site novo em uma tabela com 2 colunas, DE e PARA
  3. solicite para seu desenvolvedor ou integrador fazer redirecionamento em massa através do arquivo .htaccess ou similar

Cuidado na migração de e-commerce

Um dos pontos que a maior parte das histórias de terror tem em comum, é que os e-commerces deixaram na mão de um terceiro uma responsabilidade que era sua. Não adianta chorar pelo leite derramado, é preciso prevenir.

Nos 3 casos acima, uma revisão externa, de uma pessoa que entenda bem dos problemas teria evitado os problemas

 

Tags:

3 comentários

  1. […] Migração de E-commerce: faça redirecionamento de suas URLs […]

  2. […] Migração de E-commerce: faça redirecionamento de suas URLs […]

  3. […] Migração de E-commerce: faça redirecionamento de suas URLS […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato